A ADTSV é desde julho de 1999, uma associação sem fins lucrativos, que tem por objetivo a prestação de Serviços de Solidariedade Social, nomeadamente, pela intervenção junto das comunidades e grupos em situação de discriminação, vulnerabilidade e exclusão social e o seu âmbito de ação prioriza, atualmente, a freguesia das Termas de S. Vicente, não se limitando, no entanto, apenas a esta área geográfica.
A freguesia dispõe de várias infraestruturas: Unidade de Saúde Familiar, Posto da GNR, Posto dos Correios CTT, Escolas (do pré-escolar ao 12º ano), Equipamentos desportivos, Fábricas (sobretudo têxtil, produtos pirotécnicos, madeira, extração mineral entre outros), Equipamentos hoteleiros, Equipamentos médicos (clínicas privadas, farmácias) e Comércio. É a segunda freguesia mais populosa do concelho de Penafiel com 4955 residentes no seu total, dos quais 596 residentes situam-se na faixa etária abaixo dos 10 anos de idade e 578 residentes acima dos 65 anos de idade. Dispõe de uma área total de 10Km²,com uma densidade populacional de 490.5 hab/Km².
Em 2003 é-lhe reconhecida o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, sob o registo n.º 20000405434, procurando, desde então, encontrar os melhores caminhos para a intervenção social junto da sua comunidade. Em 2008 adquiriu um terreno, sob a matriz predial n.º, sito na rua … …, caracterizado pelo PDM, ainda em vigor, para construção de equipamento. Procede à apresentação de uma candidatura para ERPI e Centro de Dia, que posteriormente veio reprovada, por falta de financiamento. No ano de 2012, a Junta de Freguesia de Pinheiro, atualmente extinta devido à reorganização administrativa, sede instalações para dar início às suas atividades. EM 2013 abre a Loja Social, e em 2014, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Pinheiro abre o Programa de férias para crianças dos 6 aos 12 anos.
Com a atual direção, que tomou posse no dia 02 de dezembro de 2018, esta Instituição ganha uma nova e maior dinâmica, no sentido de proporcionar o melhor apoio à comunidade. Propõe-se para o seu mandato, a criar uma nova dinâmica de apoio social, com vista a celebração de novas parcerias e novas sinergias, e criação de novas respostas sociais, nomeadamente em Creche; C’ATL e Centro de Convívio.